Tudo sobre Paraíso
Primeira fase
Em uma viagem à Bahia, o coronel Eleutério comprou uma estranha relíquia para servir de recordação de sua viagem: um diabinho postado dentro de uma garrafa, provocando a fofoca da população da pequena cidade de Paraíso, no Pantanal mato-grossense, onde mora. E no dia em que sua mulher, Nena, vai ter o filho, morre após o parto. O povo, então, conclui que o culpado pelo acontecido foi o tal diabinho, e atribuir a paternidade desse ao recém nascido.
Outra lenda local também começou a correr na cidade em torno da até então criança Maria Rita, filha de Antero, que foi prometida pela sua mãe, a beata Mariana, para Santa Rita. O povo, então, passou a acreditar que "santinha", como passou a ser conhecida, fazia milagres. Eles entregavam os parentes a ponto de morrer nas mãos dela e, se sobrevivesse, seria um milagre feito, mas senão, foi por que Deus quis que tal indivíduo falecesse.
Segunda fase
José Eleutério, o "filho do Diabo", ou simplesmente Zeca, cresceu cercado pela sua lenda, causando um certo tipo de medo na população. Ele volta do Rio de Janeiro depois de oito anos, onde estudou. Ele se formara em Direito e em Agronomia mas, ao chegar em Paraíso, deixa os diplomas pendurados na parede e partiu para comitivas, o que ele realmente quer. Ele é bastante amigo dos peões Terêncio e Zé Camilo, com quem se abre.
Na casa de Eleutério mora Zefa, a empregada e sua filha, a doce Rosinha. Na verdade, Zefa é apaixonada por Eleutério, não tendo coragem de revelar o seu amor. Muitas vezes Eleutério flagra Zefa comprovando esse sentimento, a vendo sentir o aroma de uma camisa sua, por exemplo. Já Rosinha é apaixonada por Zeca desde criança, que a tem como uma irmã. Ela, ao contrário da mãe, tem coragem de revelar esse amor e muitas vezes o revela, se decepcionando em todas.
Já Maria Rita também cresceu cercada pela sua lenda e, até hoje, o povo local acredita nos milagres da moça. E quem não gosta dessa idéia é Antero, seu pai, que diz ser a ignorância do povo. Mariana sonha em colocar Santinha em um convento, contra a sua vontade. Ela, na verdade, quer seguir uma vida normal como qualquer outra mulher.
Em um belo dia, Zeca, que está com Terêncio, fica frente a frente com a tão famosa santinha, que está com a mãe, Mariana. Imediatamente os dois se apaixonam. E quem fica furiosa com isso é Mariana, que acredita que a filha está sendo atentada pelo Diabo, deixando Antero com os nervos à flor da pele. Isso tudo deixa Rosinha triste, que vê o amado apaixonado por outra mulher, mas ela não se conforma, por ela ser santa e ser prometida para Deus.
Depois, Zeca cai do touro e fica paraplégico, para o espanto de todos. Ele, então, pede para o pai para trazer Maria Rita até ao seu quarto para fazer o milagre dele voltar a andar. E depois de muitos enrolamentos, principalmente passando por cima de Mariana, Antero a leva até a casa de Eleutério e a deixa no quarto dele para ela rezar. Zeca, motivado pela emoção, puxa o véu de Maria Rita, vendo o seu rosto, e os dois se encantam ainda mais. Até que depois os dois se beijam. Ela, para fazer Zeca voltar a andar, se tranca no quarto sem comer até ele voltar a andar, para o desespero dos pais, e se o milagre fosse alcançado ela iria para o convento. Mais tarde Zeca recupera o poder nas pernas, fazendo Mariana aumentar as suas crenças sobre a filha e levá-la definitivamente para um convento. Depois de um tempo fazendo Fisioterapia, no Rio de Janeiro, para recuperar o movimento total das pernas, Zeca decide pedir Maria Rita em casamento, porém ela lhe conta sobre sua promessa. Desesperado, Zeca decide fazer todo o possível para evitar que ela vá para o convento, chegando até a seqüestrá-la no dia de sua partida.
Na cidade há muitas famílias divertidas. Uma delas é a do prefeito Norberto. Ele é casado com Aurora, que odeia a profissão do marido. Os dois tiveram uma filha, Maria Rosa, que desperta a atenção dos rapazes da cidade, deixando Norberto maluco. Dentre muitas atrapalhadas, muitas vezes ele se enrola. Na cidade também há um padre, o Padre Bento. Ele joga sinuca no bar para ganhar dinheiro para a reforma de sua Igreja, reclamando que quase ninguém o ajuda. O padre sempre tenta fugir das maluquices de Mariana, tendo quase todas as vezes aturá-la.
Quem aparece na cidade são os amigos Otávio e Ricardo, amigos que Zeca fez no Rio de Janeiro. Eles chegam em Paraíso para visitar o amigo e se encantam pela cidade, deixando Norberto e o povo preocupados, por pensarem que eles são forasteiros. Os dois se encantam por Maria Rosa, e os três viram amigos. Otávio e Ricardo, depois de ganharem a confiança de Norberto, eles fazem uma sociedade e abrem a rádio Paraíso, uma estação local.
Em Paraíso, há também caminhos de humor, como a pensão da Dona Ida, uma bondosa senhora. Ela vive com a neta Aninha, e trabalha com as garotas fogosas da cidade: Cleuzinha, Jacira, Nina, Edite, Das Dores e Tonha. Elas não perdem a chance quando avistam um hóspede bonito e rico, deixando Dona Ida furiosa.
Comentários (7) Postar um Comentário
Dara comentou:
Uhhh
Marcia comentou:
Eu queria muito que a novela paraiso votasse;
Mirtes comentou:
Adoro as novelas antigas principalmente o paraiso
Lucilene comentou:
Adoro novela gostaria que paraiso passase em vle pena ver de novo
Juliany comentou:
Ai eu adorava paraiso
Alberto b. Fonseca comentou:
Gostaria muito de assistir roque santeiro no vale apenas ver de novo
Amanda Cristina comentou:
Gostaria muito que repetisse essa novela , no vale a pena ver de nova ..... no proximoo , quero ver ...