Topo

2022 - Vem aí algumas datas internacionais que talvez não sabia que existiam

Publicidade
Comente

Todos os anos celebramos algumas datas clássicas mundialmente, seja que troquemos ovos na Páscoa, ou dancemos durante o Carnaval, essas datas são por demais conhecidas por todos.

No entanto, nem todos sabem que diariamente têm alguma data comemorativa em algum lugar do mundo. Algumas dessas datas são nacionais, mas muitas são eventos mundiais, visando aumentar a conscientização e, ao mesmo tempo se divertir um pouco.

2022 - Vem aí algumas datas internacionais que talvez não sabia que existiam

Dê uma olhada nestes eventos globais que estão acontecendo em 2022 - você pode acabar sendo parte de uma festa que nem sabia que existia!

Dia Mundial do Sono - 18 de março

Publicidade

Para aqueles que gostam de dar umas cochiladas, já vem chegando o Dia Mundial do Sono, uma zona de sono temporária que chega em meados de março para nos lembrar da importância de uma boa noite de sono.

O primeiro evento organizado pela Sociedade Mundial do Sono foi realizado em 2008 e atualmente comemora-se anualmente em cerca de 75 países ao redor do mundo, e procura celebrar os benefícios do sono, assim como promover a prevenção de distúrbios do sono. Estima-se que a privação do sono custa à economia mundial centenas de bilhões de dólares por ano, já que as pessoas são mais propensas a sofrer problemas de saúde devido ao sono deficiente.

No entanto, o evento já recebeu algumas críticas. Alguns observadores, como o ator indiano Amitabh Bachchan, acreditam que a ideia do sono ininterrupto é uma invenção recente para tentar controlar as massas, embora isto tenha sido descartado como uma conspiração por especialistas.

Dia Internacional da Felicidade - 20 de março

Publicidade

Este evento, organizado pelas Nações Unidas, procura reconhecer a importância da felicidade em nossas vidas. Embora isto possa parecer como um termo geral, o evento focaliza 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que visam melhorar o bem-estar das pessoas que vivem na pobreza.

Os organizadores também analisam como todos observam a felicidade e ensinam a importância das coisas não materiais. Muitas vezes medimos o sucesso em termos monetários e podemos até pensar que só seríamos felizes se conseguíssemos um prêmio da loteria - mas o programa enfatiza que esta não é a chave da verdadeira felicidade.

Pelo contrário, os organizadores usam o dia para se concentrar nas técnicas de melhoria da saúde mental, tais como a atenção plena, e também para pressionar os países a melhorar a vida de seus cidadãos.

Dia da Guerra das Estrelas - 4 de maio

Que o quarto esteja com você! Entendeu? OK, pode ser um trocadilho ruim na famosa frase da franquia do filme, mas o Dia da Guerra das Estrelas é um grande negócio.

O primeiro uso registrado do termo foi em 1979, quando o Partido Conservador Britânico colocou uma mensagem de felicitações em um jornal de Londres para a recém-eleita Margaret Thatcher. A manchete dizia: “Que o quarto esteja com você, Maggie!” após a vitória eleitoral ocorrida em 4 de maio.

Porém, o primeiro evento oficial demorou 30 anos em chegar. Ele aconteceu em Toronto em 2011, onde fãs se vestiram como seus personagens favoritos para assistir aos filmes em um cinema. Desde então, o evento se expandiu para muitos países no mundo todo, incluso a Disneyworld realiza celebrações anuais.

Mas para aqueles que vão mais com a cara dos vilões e procuram uma celebração alternativa, 'A vingança do quinto', uma peça sobre o nome do filme 'Vingança dos Sith' acontece um dia depois e envolve fãs vestidos como os maus da franquia.

Dia Internacional das Piadas - 1º de julho

Segundo o velho ditado, o riso é o melhor remédio, e justamente isto o que o criador deste feriado deve ter tido em mente.

Para aqueles que desejem comemorar esta data, eis aqui algumas regras a cumprir:

  • Toda vez que você encontrar alguém neste dia, você deve começar a conversa com uma piada.
  • Passe sua hora de almoço lendo um livro de piadas
  • Assista a um stand-up show de seu comediante preferido
  • Faça uma brincadeira inofensiva com um colega de trabalho ou amigo.

Embora as regras possam parecer um pouco bobas, o dia trata de um problema maior. Estudos descobriram que os adultos só riem entre 15-20 vezes por dia, em quanto as crianças pequenas riem 200 a 300 por dia. Acredita-se que esta falta de alegria contribui para a depressão de muitos adolescentes e jovens adultos. Afinal de contas, talvez o riso seja realmente o melhor remédio, afinal de contas.

Dia da Consciência Negra - 20 de novembro

O Dia da Consciência Negra apesar de não ser um feriado nacional, se celebra em várias grandes cidades e é uma forma de lembrar a importância de valorizar um povo que contribuiu para o desenvolvimento da cultura brasileira. A data eleita para isso é o 20 de novembro, dia em que se lembra a morte do grande ícone da população negra na sociedade brasileira, Zumbi dos Palmares (morto em 1695), negro pernambucano que nasceu livre e foi escravizado aos seis anos de idade.

O Dia da Consciência Negra marca a importância das discussões e ações para combater o racismo e a desigualdade social no país. Fala também sobre avanços na luta do povo negro e sobre a celebração da cultura afro-brasileira. Neste dia acontece a já tradicional Marcha Zumbi dos Palmares, que a cada ano enfoca temas diferentes relacionados às lutas e interesses da comunidade negra, e diferentes atividades culturais e de conscientização.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: