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5 jogos que fizeram sucesso e custaram pouco

Confira games que se tornaram sucesso de arrecadação e que gastaram muito pouco no seu desenvolvimento. 
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Hoje em dia a indústria dos games é uma das que mais fatura no mundo inteiro, sendo que algumas instituições de pesquisas afirmam que ela já rende mais do que a indústria do cinema, mesmo ainda sem ter grande influência. Os games, especialmente aqueles que são criados para as novas gerações do console são resultados de uma grande produção e de um trabalho intenso e que envolve alguns milhões de dólares. 

Muitos games quem chegam aos consoles dos gamers ao redor do mundo demoram anos no seu desenvolvimento e contam com um time de profissionais diretamente envolvidos que podem chegar a milhares. Por outro lado, de tempos em tempos surgem exemplos de games que custam muito pouco, para os padrões atuais, e que arrecadam bilhões de dólares ao longo da sua jornada. 

Confira alguns exemplos destes jogos que conseguiram fazer muito sucesso, mesmo custando pouco para os seus desenvolvedores:

Minecraft

Minecraft se tornou um dos games de maior sucesso da história da indústria dos jogos virtuais, conseguindo até mesmo se tornar referência não apenas para produção de outros jogos como se tornou um mundo expansivo. De acordo com as informações que foram registradas por empresas que acompanham estes dados, o game já arrecadou mais de US$ 2,6 bilhões. 

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O que muitas pessoas não sabem é que o game acabou surgindo a partir de um hobby de um único programador, o sueco Markus “Notch” Persson. O jogo rapidamente se tornou o mais vendido do ano de 2009 e continuou sua trajetória de sucesso ao longo dos anos que vieram na sequência. O jogo se tornou ainda mais lucrativo depois que ele, e a empresa responsável pelo seu desenvolvimento, foram comprados pela Microsoft por US$ 2,5 bilhões.

Tetris

Um dos games mais tradicionais de todos os tempos também se tornou um caso curioso dentro do mundo dos games. Ele foi criado originalmente no ano de 1984, ainda na época da União Soviética, durante a Guerra Fria. Mas o seu criador, Alexey Pajitnov, acabou não vendo lucro nenhum durante quase 10 anos, já que, na época, este tipo de criação acabava indo parar no nome do governo soviético. 

O jogo se tornou uma referencia para este segmento, se tornou responsável pela venda de dispositivos eletrônicos apenas para que as pessoas conseguissem jogar Tetris em qualquer lugar, e ainda deu origem a uma série de outros games, com um simples desafio: Fechar o maior número de linhas possível antes que os blocos chegassem no topo da tela. 

Stardew Valley

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Outro jogo que custou muito pouco durante o seu processo de desenvolvimento foi este game que segue o clássico Harvest Moon. O seu criador foi o programador Eric "ConcernedApe" Barone, em um de seus exercícios de programação. Basicamente é um game que permite com que as pessoas tenham uma rotina de fazenda. O jogador controla um personagem que precisa fazer coisas como plantar, colher, atender as necessidades dos animais, vender os produtos, etc. 

De acordo com números atualizados, o jogo já rendeu mais de US$ 50 milhões (por volta de R$ 269 milhões, na cotação atual) e estima-se que apenas nas primeiras três semanas de seu lançamento na App Store já tivesse arrecadado por volta US$ 1 milhão (mais de R$ 5 milhões).

Among Us

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Um dos games que acabou se tornando queridinho entre os jogadores nos dias de hoje, e que consegue divertir tanto crianças quanto adultos, reunidos em um mesmo ambiente. Trata-se de um game que acontece em um ambiente multplayer, que reúne jogadores que possuem um objetivo em comum: descobrir quem é o impostor. O grande diferencial é que o impostor é justamente um dos integrantes do time. 

Algo que tornou o jogo sucesso de público é a dinâmica para que os jogadores consigam chegar ao impostor. Em um determinado momento o  game deixa de lado sua interface pixelada e suas pequenas missões e tarefas para se tornar uma sala de bate papo no qual as pessoas  precisam convencer umas as outras quem é o impostor, que é decidido através de uma votação. O jogo foi o mais baixado na App Store e Google Play Store ao longo do ano de 2020, quando chegou a um total de 322,5 milhões de downloads, e já arrecadou mais de US$ 39 milhões. 

Hollow Knight

O jogo foi desenvolvido por um pequeno estúdio, que inclusive buscou o financiamento coletivo. O jogo reúne uma misto de Metroid com Castlevania e Dark Souls. A versão final foi vendida apenas por US$ 15 e oferecia quase 100 horas de aventura, o que acabou tornando ele um grande sucesso. O jogo já arrecadou US$ 25 milhões. 


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