Topo

6 cuidados essenciais para as viagens de carros com as crianças

Alguns cuidados estão previstas em lei, mas outras também acabam sendo importantes para proteger os pequenos.
Publicidade
Comente

As viagens de carro com os pequenos exigem uma série de cuidados que devem ser tomados pelos pais e responsáveis para garantir a segurança dos pequenos. Alguns destes cuidados estão previstos no Código Brasileiro de Trânsito, como a utilização das cadeirinhas, podendo gerar até multas caso as pessoas não estejam utilizando durante uma determinada fiscalização. Mas outras acabam sendo de responsabilidade apenas dos adultos.

6 cuidados essenciais para as viagens de carros com as crianças

Confira alguns cuidados essenciais que devem ser tomados durante as viagens com as crianças:

Cuidado com a alimentação

Para as viagens que são mais longas, é muito importante que os adultos tenham cuidado em relação a alimentação que é oferecida para os pequenos. O ideal é que eles comam sempre antes da viagem, pois os menores podem acabar engasgando com determinados tipos de alimentos e também sentir enjoos. É importante que as crianças façam uma refeição antes da viagem, sendo ainda mais importante que seja uma refeição mais leve. Também é importante programar as horas de paradas para que os pequenos comam.

Transporte no banco traseiro

Publicidade

A legislação brasileira de trânsito exige que as crianças que tenham até 10 anos de idade sejam transportadas apenas no banco de trás. Em alguns casos, como picapes de cabine simples, as crianças um pouco maiores podem até andarem nos bancos da frente, mas apenas com cadeirinhas adaptadas que ofereçam mais segurança para os menores.

Cadeirinha com modelo correto

Na medida em que as crianças vão crescendo, os pais precisam investir em modelos de cadeirinhas que ofereçam as melhores condições de segurança de acordo com a idade e com o tamanho de uma forma geral. Os modelos corretos são os seguintes: bebê-conforto ou conversível (de 0 a 13 kg ou aproximadamente 1 ano), cadeira de segurança (de 9 a 18 kg ou entre 1 e 4 anos), assento elevatório ou “booster” e cinco de três pontos (de 15 a 36 kg ou aproximadamente entre 4 e 10 anos). Acima de 36 kg, com no mínimo 1,45 m de altura e cerca de 10 anos, a criança pode usar apenas o cinto de três pontos do carro.

Verifique as conexões da cadeira

Não basta apenas colocar as cadeiras para as crianças no carro, é de fundamental importância que os pais e os adultos acabem se certificando de que elas estejam devidamente conectadas utilizando os mecanismos e os sistemas de segurança. Pesquisas indicam eu quatro entro cinco assentos infantis são instalados de forma incorreta. E isso faz com que exista um aumento considerável nos riscos que os pequenos correm caso aconteça não apenas um acidente com o veículo, mas também qualquer movimento mais brusco.

Publicidade

Os cintos devem passar pelos locais corretos, de acordo com o manual de instruções da cadeirinha. A dica também é dar preferência para utilização de cadeirinhas com fixação Isofix, que é comprovadamente mais segura na retenção. A cadeirinha não deve mover-se mais que 2 cm de um lado para o outro.

Mantenha um adulto na parte de trás

Quando existem dois adultos dentro do carro e uma criança apenas no banco de trás, é muito interessante deixar pelo menos um dos responsáveis na parte de trás junto com os pequenos. Isso vai ajudar bastante caso a criança tenha que ter algum auxílio durante a viagem, para que o motorista não acabe se distraindo da estrada. Agora, caso seja apenas um adulto viajando com a criança, o recomendado é sempre encostar o veículo para ajudar caso as crianças tenham alguma dificuldade.

Controle a temperatura e a luz interna

Para manter as crianças mais confortáveis dentro do veículo, é muito importante cuidar para que o veículo tenha sempre uma temperatura confortável, nem muito frio e nem muito quente durante o trajeto. Também é importante controlar a iluminação interna dentro do carro. O sol pegando diretamente no corpo e no rosto das crianças pode fazer com que ela sofra queimaduras e insolação. Por isso, também é fundamental ter as cortinas que podem ser instaladas nos vidros do veículo e que permitem com que a quantidade de luz seja controlada para os pequenos.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: