Topo

7 dicas para reduzir o tempo de tela das crianças

Telas podem acabar tendo um impacto importante no desenvolvimento dos pequenos.
Publicidade
Comente

Lutar contra a presença das telas nas vidas das crianças pode acabar se tornando uma batalha perdida. Além de ser uma grande opção de entretenimento, ela acaba sendo bastante utilizada pelos pais até mesmo como uma forma fazer com que as crianças não sejam tão dependentes dos adultos o tempo inteiro, mesmo que nem sempre isso seja visto de uma forma saudável. 

Os pesquisadores e estudiosos da área ainda estão entendendo melhor como a tela acaba afetando o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes, mas já existem alguns levantamentos importantes já feitos por entidades respeitadas na área. São diversos os sintomas que acabam sendo observados quando os pequenos ficam muito tempo diante da tela.

7 dicas para reduzir o tempo de tela das crianças

Muitos jovens alegam que acabam tendo dificuldade para conseguir ter uma noite de sono tranquila depois de ficar muito tempo diante das telas. Problemas de autoimagem e de autoestima estão cada vez mais frequentes entre os jovens, o que também acaba sendo um efeito direto do tempo de tela. 

Os jovens também acabam desenvolvendo menos tempo de leitura, o que consequentemente acaba resultando em um desempenho escolar prejudicado. Mudanças de humor ou distúrbios de atenção também costumam ser observados com uma certa frequência nestes jovens.
Confira algumas dicas para conseguir ter um maior controle do tempo de tela das crianças e diminuir o mesmo:

Sempre trabalhe com exemplos

Publicidade

Antes de mais nada, os adultos devem acabar dando exemplo para os pequenos. Essa acaba sendo a melhor forma de ensinar as crianças nos dias de hoje, que tendem a replicar o comportamento dos pais. Mas de nada adianta apenas ter uma atitude diante das crianças e uma outra diferente no dia a dia, pois os pequenos acabam sendo bastante inteligentes e conseguem perceber quando isso acontece. 

Crie um espaço favorável para o tempo sem tela

Exigir que as crianças tenham autocontrole diante de determinados tipos de estímulos que são considerados bastante poderosos, como o que a tela exerce, é demais, uma vez que nem mesmo os adultos conseguem isso. Por isso, é importante que os adultos criem este espaço para o tempo sem tela, como um ambiente que realmente não tenha dispositivos como televisão computadores, etc. 

Monitore sempre

Manter uma rotina de controle pode acabar se tornando uma tarefa difícil, especialmente nos dias de hoje com a grande maioria dos adultos bastante atarefados. Mas as crianças realmente precisam deste controle, até mesmo para que elas entendam o que é este limite. Por isso, é fundamental que os pais controlem sempre os tempos de tela dos pequenos. E isso acaba acontecendo de uma forma mais eficiente a partir do momento que os pais definem determinados limites de dias e horas nas quais as telas são liberadas para os pequenos.

Evite as telas antes de dormir

Publicidade

A grande maioria dos especialistas na área acabam recomendando que as crianças deixem de lado as telas antes de dormir, justamente para que elas consigam ter uma noite mais tranquila. O tempo médio recomendado para parar com as telas no dia de um jovem é 90 minutos antes de dormir. Também é recomendado que essas telas não sejam deixadas dentro do quarto das crianças, para evitar que elas acabem caindo em tentação.

Trabalhe com sistema baseado em recompensas

Um sistema de recompensas pode sempre ser interessante a partir do momento que os adultos estão querendo ensinar determinados comportamentos que precisam ser reforçados para os pequenos. As crianças podem acabar conquistando o direito ao tempo de tela a partir do momento que ela cumpre determinados requisitos, como fazer algumas tarefas de casa, ou ainda fazer todas as tarefas escolares ou ainda conseguir obter uma determinada nota.

Utilize controles parentais

Hoje em dia praticamente todos os dispositivos móveis acabam contando com determinados sistemas de controles parentais, que podem ser encontrados tanto nativos nos sistemas operacionais, ou sendo instalados de fontes externas. Por isso, é muito importante que os adultos aprendam a utilizar estes sistemas e aplique eles no dia a dia.

Explique sempre os motivos para as crianças

Também é muito importante que os pais mantenham um canal aberto de diálogo com as crianças. Mais do que apenas definir as regras, acaba sendo muito importante que os adultos expliquem os motivos que levam com que exista um controle de tempo de tela, para que as crianças não acreditem que se trata apenas de uma punição. 
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: