Topo

7 truques para acordar os filhos sem brigas

Confira algumas dicas que podem ajudar os pais que possuem mais dificuldades em despertar os pequenos.
Publicidade
Comente

Acordar os filhos pode realmente acabar se tornando uma atividade desafiadora, especialmente quando as crianças estudam pela manhã e nos dias que sucedem as férias, momento nos quais as crianças acabam saindo da rotina. E, mesmo que muitos adultos enxerguem este comportamento como birra ou até mesmo como uma possível falta de responsabilidade dos jovens, nos últimos anos a ciência indica que as crianças podem realmente estar acordando muito cedo.

7 truques para acordar os filhos sem brigas

Desde 2014 existe uma recomendação formal feita pela Academia Americana de Pediatria que indica a necessidade das aulas do turno da manhã iniciarem mais tarde, pelo menos a partir das 8h30. E o principal objetivo dessa mudança seria justamente prejudicar menos o sono dos mais jovens. 

De uma forma geral, os adultos tendem a comparar as suas necessidades de sono com as crianças, sendo que os pequenos acabam tendo que dormir mais. Os médicos, de uma forma geral, indicam que uma criança de 3 a 5 anos devem dormir entre 10 e 13 horas. 

Publicidade

Já para as crianças que possuem entre 6 e 13 anos de idade devem dormir entre 9 e 11 horas. E os adolescentes que estão na faixa etária de 14 a 17 anos de idade, devem dormir entre 8 e 10 horas. Por isso que as aulas que acontecem no turno da manhã realmente acabam se tornando tão prejudiciais para eles, o que pode acabar sendo difícil para que eles acordem. 

Confira algumas dicas para conseguir acordar as crianças de uma forma mais tranquila, sem estresse. 

Acorde mais cedo

Primeiramente, é importante que os pais estejam preparados para encarar essa tarefa de uma forma mais tranquila. Afinal de contas, a partir do momento que os adultos já iniciam o seu dia estressados a tendência é de que o processo de acordar as crianças se torne mais dificultoso. Por isso, é recomendado que os pais tenham tempo, acordando mais cedo, e evitando um ambiente mais tumultuado.

Crie e mantenha uma rotina

Publicidade

Acima de tudo, os pais são os responsáveis por criar e manter uma rotina no dia a dia. E isso significa que essa rotina também deve ser mantida nos dias considerados como atípicos, como férias. Mantenha sempre horários bem definidos tanto para dormir quanto para acordar as crianças.

Negocie as horas de sono

A dificuldade que os pais e os adultos, de uma forma geral, acabam tendo para acordar as crianças geralmente começa na noite anterior, quando elas simplesmente não conseguem colocar os pequenos para dormir na hora esperada. Por isso,, acaba sendo muito importante negociar a quantidade de horas que os pequenos devem dormir ao longo de uma noite, já que nem sempre os pequenos conseguem ter essa noção. 

Ajude no humor das crianças

Dependendo da personalidade dos pequenos, pode ser interessante apostar em algumas motivações externas para que eles consigam acordar mais felizes e tranquilos. Um bom exemplo é colocar a música que eles mais gostam. É claro que isso deve ser feito de uma forma tranquila, sem grandes movimentos abruptos. Mas pode ser interessante para os pequenos começar o dia escutando uma boa música.

Distribua carinhos 

As crianças, de uma forma geral, adoram receber carinhos e chamegos, especialmente dos seus pais. Com isso, pode ser interessante iniciar o dia com algumas manifestações de afeto. Começar o dia chamando bem baixinho o nome da criança, dando alguns beijinhos e fazendo cafunés podes ser uma boa maneira de despertar as crianças de uma forma mais tranquila e efetiva. Mas, para isso, os pais também devem estar com seu humor em dia e com tempo, por isso a importância do adulto acordar antes. 

Conquiste pela barriga

Existem diferentes motivadores que podem fazer com que as crianças realmente comecem o seu dia com mais ou menos motivação. E muitas delas podem acabar sendo conquistadas, de uma forma mais fácil, pela barriga. Por isso, preparar um bom café da manhã para os pequenos pode ser um incentivo para que ele saia da cama, até mesmo para que ele possa ter tempo de fazer a refeição antes de ter que sair de casa. 

Comece brincando

Já outras crianças acabam tendo mais energia e disposição no começo do dia, portanto uma forma interessante de acordá-las já é começando uma brincadeira, seja pegando no colo, jogando para cima, fazendo cócegas, etc. 
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: