Topo

Confira dicas de brincadeiras para unir irmãos de diferentes idades

Atividades que podem ajudar a estreitar o laço entre os irmãos.
Publicidade
Comente

Ter filhos de diferentes gerações convivendo na mesma casa é uma rotina comum para a grande maioria das famílias que acabam optando por ter mais de um filho. Mas isso não significa que o fato de ser algo comum possa tornar o dia a dia mais fácil. Em muitos casos, as crianças acabam tendo problemas para conviver, uma vez que as mudanças das gerações podem acabar se tornando barreiras que impedem que elas acabem convivendo de uma forma mais ativa.

Confira dicas de brincadeiras para unir irmãos de diferentes idades

Mas é importante que os pais atuem com o objetivo de ajudar os irmãos a estreitar os laços entre si, sendo que isso geralmente acaba tendo um profundo impacto na forma como os pequenos vão se relacionar depois de adultos. E uma forma de ajudar nesta etapa é incentivar as brincadeiras entre irmãos.

Confira algumas dicas de atividades e jogos que podem ser aproveitadas pelos irmãos, mesmo que sejam de idades diferentes.

Passa o anel

Publicidade

Essa é uma brincadeira considerada clássica e até mesmo boba diante de todas as possibilidades tecnológicas que as crianças acabam tendo nos dias de hoje, mas que geralmente diverte os pequenos e os maiorzinhos, promovendo até mesmo um contato físico entre os irmãos, que é sempre muito importante.

Basicamente a criança que está com o anel passa suas mãos por dentro das mãos das outras pessoas e deixa o objeto com um dos participantes, sem que os outros percebam. Depois de mostrar as mãos vazias, ela pergunta aos participantes com quem está o anel. Aquele que acertar, vira o passador de anel.

Seu mestre mandou

Uma brincadeira que costuma agradar crianças de diferentes idades, sendo que as maiores geralmente assumem o papel do mestre, enquanto que os menores se divertem seguindo as orientações dos irmãos. Na brincadeira, uma das crianças vai dar as ordens, sempre começando com a frase “seu mestre mandou”, enquanto que as outras obedecem o seu comando. Mas, quando o mestre não começa a ordem com essa frase, os outros não devem seguir o comando, e quem não segue a regra acaba sendo eliminado do jogo.

Telefone sem fio

Publicidade

Para trabalhar o contato mais próximo entre os irmãos e também para ajudar no desenvolvimento de determinadas habilidades de comunicação, ao famoso telefone sem fio pode acabar se tornando uma brincadeira que trará algumas horas de diversão. No jogo, as crianças acabam sendo organizadas em uma roda. Uma das crianças fala uma palavra secreta ou frase engraçada bem baixinho no ouvido de quem está ao seu lado. A criança que ouviu repassa a palavra para a que está ao seu lado e assim por diante. Quando a palavra chega à última criança, ela deve dizê-la em voz alta.

Stop

Um jogo para as crianças um pouco mais grandinhas, que pode ser disputado tanto de forma analógica, com papel e caneta, quanto também utilizando os dispositivos eletrônicos que as crianças tanto gostam. O desafio é conseguir encontrar o maior número de palavras que começam com uma determinada letra, que é sorteada em cada começo da rodada, em categorias como fruta, cor, animal e objeto. Quando a primeira das crianças conseguir preencher todas as categorias, ela fala Stop, e todos os participantes comparam as suas respostas.

Aquelas que conseguirem palavras que não foram citadas por nenhum outro participante ganham mais pontos, as palavras repetidas ganham menos pontos e as categorias vazias não pontuam. Ao final de uma determinada quantidade de rodadas, ganha aquele que conseguir mais pontos.

Investigação ao ar livre

As crianças costumam ser curiosas por natureza, e essa curiosidade deve sempre ser incentivada pelos pais e responsáveis pelos pequenos. E uma das formas de fazer com que os pequenos continuem buscando por novas informações é justamente promover brincadeiras. Criar grupos com os irmãos para que eles promovam investigações no pátio de casa ou em um determinado ambiente externo, por exemplo, pode acabar se tornando uma brincadeira muito interessante e divertida.

Os pais podem desafiar os pequenos a conseguir encontrar o maior número de plantas e insetos diferentes no espaço, e depois eles podem pesquisar mais sobre cada um deles, encontrando informações e curiosidades sobre as espécies.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: