Topo

Dia das crianças: como escolher presentes para os pequenos até 5 anos

Confira um guia para escolher o tipo de presente mais adequado para cada faixa etária.
Publicidade
Comente

O dia das crianças, no Brasil, é comemorado no dia 12 de outubro e acabou se tornando uma das datas comerciais mais importantes para o mercado de uma forma geral, especialmente para o segmento que produz e vende itens destinados aos pequenos. Muitos pais acabam se organizando ao longo do ano para oferecer presentes não apenas para os seus filhos como também para outras crianças, já que muitas delas realmente esperam receber algo.

Dia das crianças: como escolher presentes para os pequenos até 5 anos

Mas existem muitas dúvidas em relação ao que pode ser considerado como mais indicado como presente para as crianças, especialmente quando elas ainda estão nos seus primeiros anos de vida. Até os cinco anos, por exemplo, é uma fase de desenvolvimento na qual os pequenos costumam mudar bastante de um ano para o outro. E muitos dos brinquedos e itens que costumam ser feitos para eles possuam o objetivo não apenas de divertir, mas também de ensinar e contribuir para o desenvolvimento.

Para quem deseja entender melhor as necessidades das crianças a partir das faixas etárias de cada uma delas, confira algumas dicas interessantes a partir da faixa etária:

De 0 a 1 ano de idade

Publicidade

Neste primeiro ano de desenvolvimento do bebê, as crianças vão começando a entender o que está acontecendo ao seu redor, principalmente ampliando o seu poder de atenção de uma forma geral. Por isso, elas acabam sendo muito sensíveis a todos os estímulos que acontecem, e os brinquedos para eles acabam indo justamente neste encontro.

Nesta idade, é muito interessante oferecer presentes que tenham uma textura macia, já que os sentidos do tato e a ânsia pela mordida acaba sendo muito presente nesta faixa. Também pode ser muito interessante brinquedos de estímulo sonoro e com efeitos de luz.

De 1 a 2 anos de idade

Quando as crianças estão entre 1 e 2 anos de idade, elas acabam tendo uma maior facilidade para conseguir distinguir e também definir formas com uma maior facilidade. Por isso, nesta fase, uma dica muito interessante é presentear com brinquedos que possam ser montados a partir de encaixes, pro exemplo.

Publicidade

Além disso, elas acabam sendo atraídas de uma forma muito mais fácil pelos elementos coloridos de uma forma geral, por isso os brinquedos acabam sendo muito coloridos e com tons que chamam a atenção. Nessa idade também podem ser inseridos os livros em suas brincadeiras. Mesmo que as crianças nesta idade ainda não consigam entender muito as histórias e os roteiros, elas acabam sendo bastante atraídas pelas formas de animais e dos números.

De 3 a 4 anos de idade

Nesta idade a imaginação dos pequenos começam a voar. Neste momento, brinquedos com forma que fazem com que as crianças consigam brincar de faz de conta acabam sendo muito interessantes, incluindo bonecos e bonecas. Bichinhos de pelúcia também acabam entrando de uma forma muito efetiva nesta etapa do desenvolvimento dos pequenos.

Além disso, alguns brinquedos que exigem um pouco mais das habilidades motoras que os pequenos começam a desenvolver também são interessantes, como instrumentos musicais ou ainda blocos de montar que acabam se tornando um pouco mais complexos. Outras dicas de brinquedos para essa idade são quebra-cabeças simples, jogos de memória e livros educativos.

De 4 a 5 anos de idade

Os brinquedos acabam se tornando ainda mais importantes para as crianças nesta faixa etária. Eles também acabam se tornando excelentes fontes de aprendizado, especialmente em virtude desta faixa ser realmente um momento muito importante para o desenvolvimento de habilidades que serão fundamentais para que elas consigam começara a aprender de uma forma mais efetiva e com consciência.

Jogos e livros educativos são muito interessantes, mas é importante acompanhar os desafios de acordo com o nível e com a idade delas. Outros brinquedos que também fazem sucesso nesta idade são massinhas de modelar, livros de pintura, quebra-cabeças, blocos de montar e até mesmo fantasias.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: