Topo

Saque-aniversário do FGTS vai acabar? Entenda o que pode acontecer com a modalidade

Possibilidade de adiantar parte dos valores depositados pode ser revista em breve.
Publicidade
Comente

O Saque-aniversário do FGTS acabou se tornando uma modalidade de acesso ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço que foi criada durante o período da pandemia e que acabou se consolidando como uma opção muito interessante para os trabalhadores. Ela basicamente permite que as pessoas tenham acesso a parte dos valores depositados de forma antecipada, sem depender de algumas condições que acabam sendo previstas pela lei trabalhista. 

Saque-aniversário do FGTS vai acabar? Entenda o que pode acontecer com a modalidade

Mas, apesar de ter sido uma modalidade que acabou atraindo muitas pessoas justamente pela possibilidade de ter este dinheiro no seu dia a dia, o que ajuda bastante em muitos casos, esse programa está na mira de alguns integrantes do governo federal atual. 

Diante deste cenário de incertezas, muitos trabalhadores estão em dúvida sobre se realmente o saque-aniversário vai acabar terminando. Além disso, existe um outro fator que acaba dependendo bastante desta modalidade, que é o empréstimo de antecipação das parcelas do saque-aniversário.

Publicidade

Entenda melhor o que pode acontecer com o Saque-aniversário FGTS:

O que é o saque-aniversário do FGTS?

Essa foi uma modalidade criada no ano de 2020 e que acabou sendo oferecida para todos os profissionais que prestam serviços com sua carteira de trabalho assinada. A proposta surgiu basicamente como uma forma de ampliar o acesso ao dinheiro de muitas pessoas que estavam enfrentando sérios problemas financeiros em virtude da pandemia de Covid-19.

A modalidade acabou se tornando um grande sucesso. A partir do momento que os trabalhadores aderem, eles acabam tendo acesso a parte dos valores que estão depositados na sua conta do FGTS, sempre no mês do seu aniversário. De acordo com dados que foram divulgados pela Caixa Econômica Federal, cerca de 33 milhões de trabalhadores aderiram a esta modalidade de saque do FGTS e 16,9 milhões de pessoas utilizaram esses recursos como garantia para obter financiamentos.

Por que o governo pensa em acabar com o saque-aniversário do FGTS?

Publicidade

O Ministro do Trabalho do atual governo do presidente Lula, Luiz Marinho, já falou algumas vezes que pretende encerrar essa modalidade de saque. E um dos principais motivos apontados para o fim da modalidade é trabalhadores devido à retenção do valor por 2 anos em caso de demissão sem justa causa.

Um outro fator que também acaba sendo apontado como um motivo para terminar com este tipo de saque é o enfraquecimento de fundos para investimento do governo que acabou acontecendo com as retiradas, o que pode comprometer uma série de programas, inclusive o próprio funcionamento dos seguros oferecidos para os trabalhadores. 

Com isso, o final da modalidade de saque-aniversário do FGTS pode acabar se tornando uma forma do governo conseguir proteger o sistema de uma forma geral, evitando que a quantidade de dinheiro disponível para o pagamento dos programas de governo acabe caindo muito.

Quando o saque-aniversário vai acabar?

Por enquanto o governo ainda não definiu uma data para terminar com o saque-aniversario do FGTS. Vale ressaltar que essa não é uma decisão que pode ser tomada diretamente pelo governo de forma administrativa. É preciso que exista um projeto de lei que seja encaminhado para o Congresso Nacional, e o mesmo deve ser aprovado pelos senadores. 

As atualizações mais recentes que foram feitas sobre o tema indicam que o Ministério do Trabalho está finalizando os detalhes do projeto de lei que deve ser encaminhado para o Congresso Nacional. Isso indica que o governo pode estar estudando algum tipo de alternativa que permita que os trabalhadores consigam continuar tendo acesso a determinados valores, mas de uma forma mais saudável para o sistema de uma forma geral. 

O projeto de lei também deve trazer alguns detalhes sobre o que deve acontecer com os trabalhadores que atualmente são optantes pela modalidade de saque, incluindo aqueles que já comprometerem futuros saque com empréstimos obtidos junto às instituições financeiras. 
Por enquanto o sistema continua ativo, e os trabalhadores ainda podem fazer a escolha por entrar ou não nesta modalidade de saque. 
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: