Bárbara diz à Esutáquia que não vai sussegar até matar todos que a violentaram - Resumo de Dona Bárbara

Capítulo de 05/05/2011 da novela Dona Bárbara.

Publicidade
Comente

Tomada por um ódio incontrolável Bárbara decide se vingar de Cachorro d’água fazendo com que Melquíades e seu parceiro o pendurem numa corda e o coloquem na água do rio infestada por piranhas. O homem se debate e implora mas Bárbara diz que ele tem que morrer olhando nos olhos dela para chegar ao inferno e nunca esquecê-la. Frederica cerca Tonho de todas as maneiras mas ele não está nada a fim de um namoro com ela.

Sentindo que vai perder a parada ela o convence a um namoro "faz de conta", já que a maioria das pessoas pensa que ela de fato vai se casar com ele. No rio, Santos conversa com Maricela e a convence a tomar banho, dizendo que ela é uma moça muito bonita. Mais tarde ele decide escrever cartas para sua noiva Luisana e para sua tia Cecília para contar as novidades.

Bárbara ordena seus peões para que avancem uma palhoça para duas léguas dentro das terras de Altamira, porque ela deseja ampliar a sua fazenda. Para Eustáquia ela conta, um tanto decepcionada, que matou o Cachorro d’água e que não irá sossegar enquanto não matar todos os que a violentaram. Maricela está no rio e é surpreendida pelas netas de Melésio que chegam dispostas a lhe dar um banho de verdade.

Ela reluta, mas as jovens dizem que foi um pedido de Santos e que depois ele virá vê-la. A moça fica encantada e aceita o banho entre muitas reclamações. Bárbara diz para Eustáquia que não está muito bem e que vai descansar e que de jeito algum deseja ser incomodada.

Santos e Tonho descobrem que os peões de Bárbara estão em suas terras e é recebido com armas apontadas. Os homens ficam sem ação diante da fala calma de Santos que decide ir sozinho até a fazenda Medo. Tonho não acha boa a idéia, mas ele diz que enquanto estiver na fazenda as coisas vão ser do seu jeito.

Segue em direção à fazenda Medo e não é bem recebido por Balbino Paiva que diz para ele ir embora. Santos observa atentamente o seu ex-capataz e enquanto isto, Joãozinho corre para chamar a patroa. Diante dos gritos e da confusão que Balbino começa a criar Barbara deixa seus aposentos irritada.

Ao saber que o doutor está à sua espera, ela sorri e vai recebê-lo, para decepção de Balbino que se torna motivo de chacota por parte dos demais peões. O Gringo chega ao casebre de Lourenço que está completamente desmaiado pela bebida. Ele encontra Maricela com roupas novas, toda limpinha e tenta agarrar a moça à força.

Ela se defende e na luta, o Gringo a joga na lama. Apesar de conseguir escapar, a jovem fica triste porque sabe que Santos virá para vê-la e a encontrará muito pior do que antes.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!