Topo

Conheça curiosidades sobre a aspirina

O remédio é considerado como um dos mais famosos do mundo.
Publicidade
Comente

A aspirina pode ser considerada como um dos remédios mais famosos do mundo em todos os tempos. Praticamente ela é utilizada no mundo inteiro, especialmente em função da forma como este remédio é distribuído e também dos problemas que a aspirina ajudam a resolver.

Conheça curiosidades sobre a aspirina

Confira algumas curiosidades sobre a aspirina:

Remédios dos egípcios

Poucas pessoas sabem, mas a aspirina, pelo menos na forma do seu princípio ativo, é tão antiga que já era consumida até mesmo pelos antigos egípcios. Os médicos dessa cultura costumavam receitar aos seus pacientes casca de salgueiro — que contém salicina, um dos ingredientes da aspirina — para o alívio da dor.

Mascando salgueiro

Publicidade

Muito tempo mais tarde, já no século 18, um clérigo britânico chamado Edward Stone começou a indicar para as pessoas um método de aliviar casos de febre reumática: mascar justamente a casca do salgueiro, que já era conhecia dos egípcios. Ele mesmo experimentou e percebeu que se sentia revigorado.

Ninguém deu bola

A partir das descobertas do clérigo britânico, começou uma verdadeira corrida para encontrar uma forma de utilizar a casca do salgueiro como remédio. Quase um século mais tarde, um químico francês chamado Charles Gerhardt publicou um artigo no qual ele revelava como sintetizar a salicina em laboratório e criar o ácido acetilsalicílico — o ingrediente com o qual a aspirina é produzida —, mas ninguém deu bola.

Outro crédito

O problema é quem realmente acabou levando o crédito por transformar o principio ativo da casca do salgueiro no remédio que ficou conhecido como aspirina foi o alemão Felix Hoffmann, que não só entrou para a história por sintetizar o famoso remedinho em laboratório, como a heroína também, ambos em meados de 1897, quatro décadas depois da descoberta de Gerhardt.

Testes polêmicos

Publicidade

Diversos documentos trazem uma tese que acaba colocando a gigante indústria farmacêutica Bayer no meio de uma grande polêmica. A empresa teria comprado prisioneiros do campo de concentração de Auschwitz justamente para fazer uma série de testes dessas novas drogas.

Eva Perón

Nos anos 40, a aspirina acabou se tornando um grande fenômeno de vendas na Argentina. E isso acabou acontecendo especialmente devido ao fato de que, na época, o jingle da propaganda foi cantado por ninguém menos do que apela futura primeira-dama do país, Eva Perón, nas rádios.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: