Topo

Telegram suspenso: Confira alternativas para quem não consegue utilizar o app.

Justiça decidiu suspender o mensageiro no país por ele não ter cumprido decisão.
Publicidade
Comente

O aplicativo Telegram está novamente na mira da justiça brasileira. Nesta semana, a justiça decidiu suspender o funcionamento do famoso mensageiro em todo território nacional. De acordo com as informações que foram divulgadas, a empresa responsável pelo app não entregou as informações que foram solicitadas pela Polícia Federal referente aos grupos neonazistas que utilizam a ferramenta.

Telegram suspenso: Confira alternativas para quem não consegue utilizar o app.

A decisão determina que tanto as operadoras de telefonia que atuam no mercado brasileiro como também as lojas oficiais dos sistemas operacionais dos smartphones devem tomar atitudes que impeçam que a utilização do serviço continue funcionando, bloqueando os canais utilizados e retirando o app das opções de downloads.

A Diretoria de Inteligência da PF afirmou que as empresas Vivo, Claro, Tim e Oi e o Google a Apple, responsável pelas lojas de aplicativos Playstore e App Store receberam o ofício sobre a suspensão do Telegram ao longo da última quarta-feira, dia 26 de abril. Além de determinar a suspensão do aplicativo, a Justiça ampliou a multa aplicada ao Telegram por não entregar os dados de R$ 100 mil para R$ 1 milhão por dia de recusa em fornecer os dados.

Publicidade

A PF havia pedido que o Telegram entregasse todas as informações de contados e dados dos integrantes e também dos administradores de um grupo específico que trocava informações de cunho neonazista. Apesar da empresa ter entregue alguns dados, não foram revelados os números de telefones destas pessoas, o que é considerado fundamental para que a investigação siga sendo realizada.

A polícia chegou neste grupo a partir de uma investigação que estava sendo feita sobre o ataque a uma escola em Aracruz, que resultou na morte de 4 pessoas. O assassino, um adolescente de 16 anos, trocava informações neste grupo através do Telegram.

“Observou a autoridade policial que o menor infrator era integrante de grupos de Telegram de compartilhamento de material de extremismo ideológico, cuja divulgação de tutoriais de assassinato, vídeos de mortes violentas, tutoriais de fabricação de artefatos explosivos, de promoção de ódio a minorias e ideais neonazistas”, diz trecho do pedido de quebra de sigilo telemático da PF.

Publicidade

Para quem não está conseguindo utilizar este mensageiro, confira algumas alternativas:

WhatsApp

O serviço de troca de mensagens mais utilizado do Brasil acaba se tornando também como a alternativa mais óbvia e também segura. A empresa confirma que todas as informações e as trocas de mensagens entre os usuários estão criptografadas, ou seja, oferecem o mesmo nível de segurança do que outros apps.

Mas essa empresa acabou adotando uma postura diferente do Telegram nos últimos anos, se mostrando mais colaborativa com a justiça brasileira sempre que acionada. Além disso, a própria tecnologia utilizada pelo Whats já consegue combater determinados crimes que aconteceu em seus grupos.

Signal

Um mensageiro que também está disponível há alguns anos, mesmo não tendo caído nas graças da população de uma forma geral acabou se tornando conhecido em determinadas comunidades, especialmente os que estão focados em tecnologia. De uma forma geral, os especialistas afirmam que ele consegue ser mais protetivo em relação à sua privacidade.

Ele não permite, por exemplo, a captura de tela durante nenhum momento da utilização do app. Além disso, seu sistema de criptografia é considerado mais forte do que a média de outros apps. Ele também promete que os conteúdos que são excluídos não deixam nenhum vestígio.

Discord

Mesmo que tenha se tornado conhecido apenas como um serviço para gamers, qualquer pessoa pode utilizar o Discord no dia a dia. Ele conta com diversas possibilidades, sendo que o forte acaba sendo os canais de áudio, que também permitem trocas de mensagens de texto. Rapidamente os usuários conseguem criar canais de áudio ao vivo com diversos participantes, além de reuniões privadas e outras ferramentas.

Hangouts

A ferramenta de troca de mensagens dentro do Gmail se tornou muito popular na época do seu lançamento, uma vez que realmente era muito eficiente em permitir uma comunicação instantânea entre contatos. Mesmo tendo caído em desuso, a ferramenta ainda pode ser utilizada por qualquer pessoa que tenha conta de Gmail.

Twitter e Instagram

Ambas redes socias muito utilizadas no Brasil contam com ferramentas de bate papo dentro do serviço e que funcionam muito bem. Elas podem acabar sendo consideradas como alternativas aos mensageiros específicos.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: