Topo

Terremotos: Relembre os mais fortes já registrados

Tremores de terras costumam ser acontecimentos recorrentes na história do planeta.
Publicidade
Comente

Nesta segunda-feira, dia 6 de fevereiro, o mundo acordou assustado com a notícia de mais um grande terremoto. Desta vez a região afetada foi o sudeste da Turquia, mas, de acordo com as informações que foram repercutidas pela imprensa internacional, os tremores acabaram sendo sentidos em diversos países nos arredores. As medições apontam que este terremoto foi de magnitude 7,8 e já pode ser considerado como um dos mais fortes registrados nos últimos anos.

Terremotos: Relembre os mais fortes já registrados

Até a tarde desta segunda-feira haviam sido noticiadas mais de 2 mil mortes neste terremoto da Turquia, causando mortes também na Síria. Além disso, os tremores teriam causado mais de 5 vítimas de ferimentos. Os dados de registros históricos revelam que este acabou sendo o terremoto mais forte na região desde o ano de 1939.

O tremor que aconteceu nesta segunda-feira teve uma duração de cerca de um minuto e meio, mas foi tão forte que acabou causando uma série de outros tremores na sequência, o que tecnicamente é chamado de réplicas. A última delas foi outro terremoto de magnitude 7,6 também na região central da Turquia por volta de 13h30 no horário local (07h30 no horário de Brasília).

Publicidade

Os pesquisadores da área afirmam que essa acaba sendo uma região muito sensível, uma vez que ela está localizada sobre diversas placas tectônicas. No caso deste tremor, a profundidade foi de cerca de 10 km, e a duração foi considerada longa para os padrões, o que explica a tamanha destruição que o terremoto causou.

O que causa um terremoto?

Os terremotos são acontecimentos considerados como  naturais e que basicamente estão relacionados aos movimentos na crosta terrestre a as movimentações bruscas das placas tectônicas que liberam uma grande energia em forma de ondas sísmicas, que acabam percorrendo toda a crosta terrestre.

Atualmente existe o conhecimento de 15 grandes placas tectônicas que formam a camada mais externa da Terra e que acabam se movimentando lentamente umas em relação às outras. Este deslocamento é de apenas alguns centímetros por ano, mas acaba sendo o suficiente para gerar os mais variados tipos de deformações nas regiões que são consideradas como seus limites.

Publicidade

Um terremoto acontece quase sempre quando existe um acúmulo de tenção entre as placas, o que vai se acumulando ao longo prazo. E isso causa as ondas sísmicas, que são conhecidas como terremotos, além da abertura de novas falhas, o deslizamento de terra, tsunamis e até mesmo mudanças na rotação da Terra.

4 terremos mais fortes já registrados

Chile (22/05/1960) – 9,5 de magnitude

Este foi um terremoto que aconteceu durante a noite, o que sempre acaba dificultando ainda mais todo o trabalho de resgate. Os tremores foram tão fortes que acabaram causando a morte de 1,6 mil pessoas e mais cerca de 3 mil pessoas feridas. Estima-se também que mais de 2 milhões de pessoas acabaram perdendo suas casas. Logo na sequência, o terremoto causou um tsunami que atingiu o Estado Americano do Havaí, que deixou 61 mortos.

Alasca (28/03/1964) – 9,2 de magnitude

Este foi um terremoto que causou poucas mortes quando comparados com outros de magnitude semelhante, uma vez que essa é uma das regiões menos ocupadas por humanos do planeta. Mesmo, acabou tirando a vida de 131 pessoas e causou um prejuízo de cerca de US$ 2,3 bilhões (R$ 11,5 bilhões). Os efeitos do tremor foram fortemente sentidos em várias cidades americanas.

Sumatra (26/12/2004) – 9,1 de magnitude

Mais um tremor que aconteceu durante a madrugada e que também gerou um tsunami de grandes proporções. De acordo com as informações que foram registradas, as ondas acabaram atingindo 14 países do sul da Ásia e também do leste da África. Os números são muito discrepantes, mas estima-se que a tragédia tenha deixado cerca de 230 mil mortos ou desaparecidos.

Honshu (11/03/2011) – 9,0 de magnitude

Este terremoto no Japão acabou causando a morte de cerca de 15,7 mil pessoas, fora as 4,6 mil pessoas que foram dadas como desaparecidas na hora. Logo depois do terremoto houve um tsunami que atingiu a costa leste de Honshu, deixando um grande rastro de destruição nesta que é considerada como a maior e mais populosa ilha do Japãpo.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: