Topo

Como estudar para redação de concursos em 2023

Confira algumas dicas para se preparar para estas importantes provas nas seleções.
Publicidade
Comente

A redação é uma prova presente na grande maioria dos processos seletivos realizados como parte dos concursos públicos. O principal objetivo de uma prova de redação, mesmo que seja para atividades e vagas nas quais a escrita não fará parte das suas atividades rotineiras, é conseguir avaliar uma série de características profissionais e pessoais.

Como estudar para redação de concursos em 2023

Ao corrigir uma redação, o corretor não está interessados apenas em saber se aquela pessoa tem o total domínio da língua portuguesa, conseguindo escrever de acordo com as normas cultas e formais utilizadas atualmente. Ele também analisa a forma como aquela pessoa consegue se comunicar através da sua escrita, analisando também questões relacionadas a conexão de ideias, utilização e argumentos, defesas de teses, etc.

Por isso que as redações se tornaram instrumentos tão importantes nos processos seletivos, muitas vezes até melhores do que as provas que tenham apenas questões objetivas de assuntos que estejam diretamente relacionados com o dia a dia de trabalho da vaga desejada.

Existem diversos tipos de redação que podem ser solicitados como parte de uma prova de redação, sendo que uma das primeiras atitudes que o concurseiro deve tomar nos seus estudos é buscar o formato e também entender como é a estrutura da redação que é solicitada naquele exame.
Mas existem diversas características que podem acabar sendo encontradas em qualquer tipo de redação. Estes são elementos que normalmente aparecem nos guias de estudo de redação.

Publicidade

Confira algumas dicas que podem ajudar nos estudos de redação para concursos:

Pesquise redações anteriores

Uma das formas mais interessantes de estudar para uma prova de redação é realmente ler. Mas quando a leitura acaba sendo dirigida para materiais que sejam específicos para o objetivo final do estudante o conteúdo costuma ser melhor aproveitado. Portanto, a dica é fazer uma boa pesquisa das redações anteriores de concursos semelhantes.

Hoje em dia muitas empresas que organizam as provas de concurso acabam mantendo um banco de dados com essas redações, que também podem ser obtidas junto às próprias instituições que estão abrindo as vagas. Desta forma, será possível entender melhor os critérios utilizados pela redação e também a estrutura geral das redações exigidas.

Mantenha-se informado

Publicidade

Mais do que simplesmente saber o que está acontecendo ao redor do mundo em termos de atualidades, o que sempre pode acabar indicando o tema que poderá ser cobrado nas provas, é muito importante manter o hábito da leitura de notícias e materiais informativos atuais.

Isso ajuda para que o concurseiro tenha argumentos e materiais de base que vão permitir com que ele tenha um conteúdo maior para praticar a escrita. Mas é importante cuidar com as fontes que serão utilizadas, sempre dando preferência para aquela mídia mais tradicional, que possui um compromisso maior não apenas com a verdade dos fatos mas também com a qualidade do material que chega até o leitor.

Crie referenciais teóricos

Este é um método muito interessante que deve ser utilizado especialmente pelas pessoas que possuem algum tipo de dificuldade com a redação, incluindo aquelas que já fizeram alguma prova parecida em determinado momento mas que não foram muito bem, ou ainda aquelas que pretendem fazer um concurso muito concorrido e cuja redação acaba tendo um peso relevante.

Basicamente isso pode ser feito de diversas formas, tanto fisicamente, com a pessoa separando materiais escritos que podem ajudar a criar argumentos e ter fontes para construir a redação a partir de um determinado tema que pode ser cobrado, ou virtualmente, separando pastas ou documentos digitais com estas coleções.

Revise as regras do português

Não adianta se preocupar apenas com o conteúdo da redação sem ter o devido cuidado com a forma. Portanto, é muito importante fazer uma boa revisão daquelas regras do português mais complicadas e que muitos esquecem por não utilizar elas no dia a dia.

Treine bastante

Também não adianta nada ficar apenas na teoria. A redação ainda está muito relacionada coma a prática do escrever, sendo que muitos acabam tendo uma facilidade muito maior em produzir uma redação sob pressão justamente por ter treinado tanto que as estruturas e as formas de escrita surgem mais facilmente e rapidamente diante do concorrente.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: