Topo

Faixa de Gaza: confira um resumo sobre o assunto para estudar para Enem e Vestibular

Entenda como este assunto pode acabar sendo cobrado nas provas de uma forma geral.
Publicidade
Comente

Mesmo com as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já praticamente prontas para serem impressas, uma vez que estamos há poucas semanas da sua aplicação neste ano de 2023, muitas universidades estão ainda em fase de elaboração das suas provas para os próximos processos seletivos, e algumas destas instituições acabam deixando para última hora justamente as questões que misturam matérias e conteúdos obrigatórios com as atualidades, ou seja, com o que está acontecendo no mundo naquele momento.

Faixa de Gaza: confira um resumo sobre o assunto para estudar para Enem e Vestibular

No último dia 7 de dezembro um grande ataque orquestrado e executado pelo grupo terrorista Hamas contra Israel acabou desencadeando uma nova guerra neste território. E isso acabou provocando uma reação e isso deve ter desdobramentos que ainda estão sendo analisados pelos pesquisadores e também acompanhado pela imprensa internacional.

Com tudo o que está acontecendo no local, pode ser interessante para os alunos entenderem o que está acontecendo e as origens dos principais  conflitos na região, especialmente sobre a formação do território que hoje é chamado de Faixa de Gaza.

Publicidade

Confira um resumo sobre o assunto para entender melhor a forma como este assunto pode ser abordado em provas como Vestibular:

O que é a Faixa de Gaza?

A região que é chamada hoje como Faixa de Gaza é um pequeno território que está localizado no Oriente Médio. Em termos de localização territorial, ela faz fronteira com o Egito, Israel e também com o Mar Mediterrâneo. Em termos de tamanho, ela possui 365 km².

Ela foi destinada para a população árabe que morava na região da Palestina. Em termos oficiais, essa faixa foi criada oficialmente a partir de uma resolução da ONU que foi devidamente assinada no ano de 1947, através de um movimento que foi chamado de Partilha da Palestina.

Origem da cidade de Gaza

Publicidade

A cidade de Gaza já existia muito antes da criação da Faixa, tendo sido fundada historicamente pelos filisteus. Ao longo do século, ela foi invadida por uma série de povos, como os israelitas, babilônicos, persas e assírios. Foi durante a invasão macedônica que o povo da região teve contato com a cultura helenística. Israel e a cidade de Gaza também já foram domínio romano.

Depois de passar pelas mãos do romano, a cidade passou a ser dominada por outros povos, como bizantinos e árabes. Depois, o Império Otomano acabou se estabelecendo na região, durando até o final da Primeira Guerra Mundial, no ano de 1917. Após o término do conflito mundial, a Inglaterra assumiu o controle depois da Primeira Guerra Árabe Israelense. Após o fim deste conflito, a região passou a ser controlada pelo Egito.

Conflito Israel e Palestina

A Faixa de Gaza acabou se tornando a representação física de um conflito muito maior, entre Israel e Palestina. Essa acaba sendo uma história de séculos atrás, mas as origens mais recentes dos conflitos e das guerras do local acabam sendo da virada do século 19 para o século 20.

O conflito palestino-israelense pode ser vinculado ao início da imigração judaica-palestina, que começa com o projeto de formação do estado judeu na Palestina ainda como referência, como horizonte de possibilidade. Começam a construir, no final do século 19 e início do século 20, colônias e uma estrutura própria estatal que tem como elemento fundamental a fuga do antissemitismo na Europa e a possibilidade de construção de um discurso nacional.

O movimento se tornou mais conflituoso a partir do ano de 1920, quando o Movimento Nacional Palestino passou a tratar os judeus que estavam sendo mandados para as colônias na Palestina como inimigos. O surgimento e o fortalecimento do Nazismo a partir da década de 1930 também tornaram as distâncias entre os povos maior, já que algumas lideranças palestinas acabaram apoiando Hitler.

A partilha do território palestino acabou sendo promovida a partir da 2ª Guerra Mundial. Mas essa solução nunca conseguiu agradar nenhum dos lados, deixando ambos em estado de Guerra constante, sendo que a pauta é basicamente formada pela questão da criação do Estado de Israel.

Atualmente a Faixa de Gaza é uma região que vive praticamente cercada e isolada, e este território acabou dando origem para a criação dos mais variados grupos terroristas que dizem lugar pela criação deste estado Palestino, incluindo o Hamas, que foi o autor dos atentados mais recentes de 2023.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: