Topo

Provão Paulista: Entenda como essa nova forma de seleção vai funcionar

Estudantes de São Paulo poderão fazer uma prova para cada ano do Ensino Médio e concorrer às vagas das Universidades públicas estaduais.
Publicidade
Comente

Recentemente foi anunciado o lançamento do Provão Paulista, uma nova forma de seleção destinada aos estudantes do Ensino Médio do estado de São Paulo e que terá como principal objetivo servir de alternativa para os alunos que desejam acessar algumas das principais universidades da região, como a Universidade de São Paulo (USP) e também outras instituições estaduais.

Provão Paulista: Entenda como essa nova forma de seleção vai funcionar

O lançamento oficial da seleção aconteceu na última segunda-feira, dia 10 de julho, em cerimonia que contou com a presença do governador do estado, Tarcísio de Freitas, além de outras autoridades, incluindo: o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, os secretários estaduais Renato Feder (Educação), Vahan Agopyan (Ciência, Tecnologia e Inovação), Gilberto Kassab (Governo e Relações Institucionais), Lais Vita (Comunicação). Os reitores Pasqual Barretti (Unesp), Carlos Carlotti Junior (USP) e Tom Zé (Unicamp), a diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Laura Laganá, e o presidente da Univesp, Marcos Borges.

De uma forma geral, o Provão Paulista vai funcionar como o vestibular seriado que já acontece em outros estados para determinadas instituições de ensino. O objetivo é ajudar os alunos a criar um vínculo com este tipo de prova ao longo de todo o Ensino Médio, ao mesmo tempo de focar em uma prova específica sobre os conhecimentos que foram adquiridos apenas durante aquele ano específico.

Quais instituições aceitarão o Provão Paulista?

Publicidade

De acordo com as informações que foram divulgadas pelo governo do estado de São Paulo, neste primeiro momento o Provão Paulista será aceito pelas seguintes instituições:

  •     Universidade de São Paulo (USP);
  •     Universidade Estadual Paulista (Unesp);
  •     Universidade Estadual de Campinas (Unicamp);
  •     Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp);
  •     Faculdades Tecnológicas do Estado de São Paulo (Fatecs).

Como vai funcionar o Provão Paulista?

Este será considerado como um processo seletivo alternativo para que os candidatos tenham mais chances de conseguir vagas nas instituições que foram citadas acima. Mesmo que os candidatos participem da seleção, os estudantes também poderão participar dos outros processos de seleção que eram aplicados até o momento e que devem continuar, como o vestibular próprio das instituições e também as vagas que são liberadas para o SiSU.

Em um processo seletivo seriado, os candidatos precisam fazer uma prova ao final de cada um dos anos do ensino médio. Ela será destinada apenas aos alunos que fazem parte da rede estadual de ensino. Estes candidatos vão concorrer às vagas específicas que vão ser liberadas para o acesso de forma específica através desta seleção.

Publicidade

Os detalhes referentes a forma como essa prova será aplicada para os estudantes, as datas e também a forma de inscrição ainda serão divulgados mais tardes, com a publicação dos editais específicos dessas provas. Mas a previsão é que este sistema vá sendo aplicado de forma gradual.

A primeira edição do Provão Paulista oferta 13 mil vagas nas cinco instituições participantes para o ano letivo de 2024. Neste primeiro ano devem participar apenas estudantes do terceiro ano do ensino médio. A prova deve ser aplicada em novembro deste ano e contará com questões objetivas e uma redação.

Ao longo das próximas semanas as próximas universidades também devem divulgar mais detalhes com relação a quantidade de vagas que serão disponibilizadas para este processo seletivo. A USP já afirmou, por exemplo, que vai destinar 1,5 mil vagas através do Provão Paulista, sendo que os destas, 555 oportunidades serão destinadas aos alunos das cotas para pretos, pardos e indígenas.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: