Topo

Revolução Russa: Entenda um resumo com os principais acontecimentos

Confira alguns tópicos interessantes para estudar sobre o tema.
Publicidade
Comente

A Revolução Russa é um dos momentos mais importantes da história moderna e que acabou definindo muito do cenário internacional que está estabelecido até os dias de hoje. De uma forma geral, não se trata de um acontecimento específico, mas sim de um conjunto de revoltas que aconteceram na Rússia a partir do ano de 1905 e que acabaram tendo profundas consequências para aquela sociedade e para o mundo.

Revolução Russa: Entenda um resumo com os principais acontecimentos

Até os acontecimentos, a Rússia era um país considerado atrasado em relação ao resto do mundo, já que era conhecido pelas suas práticas feudais e viver basicamente de atividades agrárias, o que já não era mais uma realidade para a grande maioria das nações consideradas como poderosas e relevantes. Além disso, a Rússia ainda era comandada por czares, que eram as figuras equivalentes aos imperadores.

Para entender melhor o tema e também para ajudar os alunos que precisam estudar mais o tema, confira alguns dos principais pontos que costumam ser cobrados nas provas.

Primeiras reformas

Publicidade

As primeiras mudanças na sociedade Russa acabaram acontecendo antes das revoltas. De fato, alguns dos últimos czares demonstravam alguma preocupação com o fato do país não estar conseguindo evoluir no mesmo passo que outras nações, especialmente da Europa e do oriente de uma forma geral. Mas as mudanças eram muito lentas e ainda muito comprometidas muito mais com os interesses dos poderosos do que com o povo.

Alexandre II, por exemplo, foi o czar que ficou conhecido por abolir a servidão e eliminar dívidas que o país tinha acumulado nas últimas décadas. Já Alexandre III, herdeiro direto, "reprimiu anarquistas e marxistas e, finalmente, conseguiu impulsionar a indústria, porém, com capital francês, inglês, belga e alemão."

Mas estes movimentos acabaram criando um cenário no qual a Rússia era parte moderna, mas usa maioria ainda era considerada como oligarquia agrária.

Mencheviques e bolcheviques

Publicidade

Estes grupos acabaram ganhando destaque a partir do ano de 1903, a partir do Congresso do Partido Socialdemocrata. Os Mencheviques eram os minoritários. Eles achavam que primeiramente seria necessário que o capitalismo russo se desenvolvesse para depois lutarem pelo socialismo. Para isso, eram necessárias reformas progressistas, feitas na Duma (Parlamento), que seriam lideradas pela burguesia (Revolução Burguesa) contra o czarismo.

Já os Bolcheviques eram os majoritários, que defendiam a Revolução Socialista. Ela deveria acontecer de forma imediata, com a instalação do que era chamado de Ditadura do Proletariado, junto com uma aliança entre operários e camponeses. O líder do grupo era Lenin.

Guerra contra o Japão

Um dos estopins da revolução do povo contra o sistema, a guerra Russo-Japonesa foi uma disputa por mais terras travadas pelos países que disputavam a região da Crimeia e Manchúria. Para custear a guerra, a população passava fome em uma grave crise econômica. E estes grupos iniciaram movimentos que, em um primeiro momento, eram pacíficos. Mas quando Nicolau II começou a contar os atos com violência, houve uma escalada na agressividade de ambos os lados.

Domingo Sangrento

Um dos episódios mais marcantes ficou conhecido como Domingo Sangrento. No dia 9 de janeiro de 1905, tropas a serviço de Nicolau jII abriram fogo contra uma multidão de pessoas que estavam protestando pacificamente nas ruas de São Petersburgo. Mesmo com as pessoas cantando o hino “Deus salve o czar”, elas foram exterminadas.

Depois disso, Nicolau II acabou se vendo em total descrédito até mesmo entre pessoas próximas do seu governo. Ele perdeu apoio político e acabou assinando, no dia 5 de setembro de 1905, um decreto terminando com a guerra contra o Japão e entregando partes do seu território, incluindo a Coreia.

Sovietes

Nicolau II também se viu obrigado a lançar o Manifesto de Outubro, prometendo uma monarquia constitucional e parlamentar, abrindo caminho para a criação dos sovietes. Eles começaram a ganhar força junto a população e organizar uma série de células, que foram sendo chamados de “ensaios da revolução”.

A revolução

No ano de 1917 aconteceu o que é considerado como, de fato, a Revolução Russa, que foi quando os sovietes tomaram o poder, diante de um cenário social ainda pior no país, com as derrotadas sofridas durante a Primeira Guerra Mundial.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: