No momento em que as pessoas que contratam um novo plano de internet elas se preocupam, quase sempre, com a velocidade oferecida. Nem sempre as pessoas conseguem contratar os planos que oferecem a maior velocidade final, uma vez que isso acaba tendo um impacto direto nos valores das mensalidades que deverão ser pagas.
Mas a velocidade não deve ser a única informação que deve ser levada em consideração no momento da contratação e da escolha de um plano de internet. A qualidade do serviço, de um modo geral, também acaba sendo muito importante saber se ela consegue oferecer o serviço que vende com uma garantia de qualidade, ou seja, que a internet não fique caindo o tempo inteiro e que também exista um bom suporte aos clientes.
E mesmo com todas essas informações verificadas, nem sempre a internet consegue chegar em todos os dispositivos da internet com toda a velocidade esperada. Mas existem algumas dicas e passos que podem ser seguidos de forma interna e que realmente podem acabar melhorando muito a qualidade da internet de uma forma geral.
Confira algumas dicas certeiras para ter um bom sinal de internet:
Melhore a posição do roteador
Antes de mais nada, é muito importante que as pessoas fiquem atentar ao local onde o roteador está instalado dentro de casa. A posição do equipamento pode acabar fazendo toda a diferença, uma vez que a conexão depende das ondas de emitidas, que podem acabar sofrendo interferências de outros equipamentos e também de barreiras físicas. O ideal é que ele sempre fique localizado no centro da casa e em um espaço que tenha poucas barreiras e poucas interferências eletromagnéticas.
Reinicie o roteador
Sempre que o usuário começar a perceber uma perda na qualidade e na velocidade da internet, pode ser interessante fazer um procedimento simples, que geralmente é aquele que os atendentes das operadoras mandam fazer em primeiro lugar: reiniciar o modem. Este procedimento faz com que o aparelho consiga se livrar de um acúmulo de sinais e de tarefas que acabam acontecendo, de forma natural, com o tempo de uso. Na grande maioria dos casso ele resolve bastante os problemas relacionados a baixa velocidade de conexão que surge de uma hora para a outra.
Verifique a presença de “convidados indesejados”
É muito importante que as pessoas tenham um maior controle em relação a quem está utilizando o sinal de internet da casa. Muitas vezes este sinal acabam chegando a locais como as casas dos vizinhos, e caso essas pessoas tenham a senha, elas podem utilizar o sinal e sobrecarregar o Wi-fi. Por isso, é muito importante manter uma senha sempre forte e controlada, apenas para os usuários daquela casa, para que não aconteça uma sobrecarga de usuários.
Cuidado com as interferências
Existem determinados aparelhos eletrodomésticos que podem interferir bastante no sinal emitido pelo modem e que chega aos dispositivos. O micro-ondas, por exemplo, acaba sendo um destes considerados como vilão do bom sinal de internet. Por isso, é muito importante que o modem fique distante deste eletrodoméstico. Mas outros itens como luzes de nata, babás eletrônicos podem atrapalhar o sinal.
Faça a troca do roteador
A internet se tornou um item de primeira necessidade na casa da milhões de pessoas, mas muitas simplesmente não sabem bem como ela funciona. Existem diversos modelos de roteadores que atendem diferentes demandas, nem sempre eles são iguais. Por isso, pode ser que a pessoa tenha um roteador que simplesmente não consegue atender a demanda daquela casa, seja por causa do tamanho do espaço ou seja em função da quantidade dos usuários conectados ao mesmo tempo. Por isso, pode ser interessante adquirir um roteador mais potente e com maior alcance, caso a internet precise estar presente em um local maior e com mais movimento de usuários.
Comentários (0) Postar um Comentário