Topo

Sabe preparar bacalhau? Confira dicas e receitas para não errar o peixe.

Alimento é considerado uma das principais escolhas no feriado da sexta-feira santa.
Publicidade
Comente

O feriado de Páscoa é antecedido pelo feriado de Sexta-feira santa, sendo estas duas das datas mais importantes dentro do calendário da religião cristã. Portanto, como o Brasil é um país majoritariamente católico, muitos dos costumes destas datas acabaram sendo incorporados no dia a dia das famílias, incluindo o habito de não consumir carne vermelha na sexta da crucificação de Cristo.

Sabe preparar bacalhau? Confira dicas e receitas para não errar o peixe.

Mesmo as pessoas que não seguem o catolicismo como sua principal religião acabam incorporando alguns destes costumes, especialmente como algo que acaba sendo considerado como uma tradição que vai sendo transmitida pelas famílias de geração em geração. E os alimentos que acabam substituindo as carnes vermelhas, na grande maioria dos casos, são os chamados frutos do mar.

Dentre todas as possibilidades de carnes que podem ser obtidas do mar, um peixe em específico costuma fazer muito sucesso nesta data, que é o bacalhau. E como trata-se de um peixe considerado como caro para os padrões de consumo do Brasil, muitas pessoas acabam deixando para comer o bacalhau realmente somente nesta data ao longo de todo o ano.

O que é o bacalhau?

Publicidade

Na verdade, quando falamos em bacalhau não estamos nos referindo e um peixe em específico, mas sim a uma família de peixes que pertencem ao gênero Gadus. Mas o nome também pode acabar sendo aplicado a outros peixes, já que bacalhau acabou se tornando muito mais referente a forma como este peixe é mantido conversado, no sal, o que faz com que ele não precise ser mantido na refrigeração, por exemplo.

Mas os peixes que normalmente passam pelo procedimento de salga e acabam sendo vendidos como bacalhau geralmente são aqueles encontrados nas águas frias e profundas do Hemisfério Norte e também nos oceanos Atlântico e Pacífico. Eles possem algumas características em comum, como o fato de ter uma coloração castanha e se alimentarem de outros peixes, além e crustáceos e moluscos.

Além do bacalhau-do-Atlântico ou bacalhau-da-Noruega (Gadus morhua), outras duas espécies do gênero Gadus são comumente conhecidas como ‘bacalhau’: o bacalhau-do-Pacífico (Gadus-macrocephalus) e o bacalhau-da-Groenlândia (Gadus ogac).

Como saber se estou comprando o “verdadeiro” bacalhau

Publicidade

Uma das principais pistas para os brasileiros em relação a procedência do bacalhau é o preço, que é mais elevado do que a grande maioria dos peixes, facilmente passando dos R$ 100 o quilo. Estes são os peixes que costumam ser apanhados nos mares da Noruega, nas águas geladas, que acabam deixando o animal com as características que tornam ele mais saboroso quando passa pela salga.

Como saber se o bacalhau está bom no momento da compra?

Mesmo que seja um peixe salgado, bem diferente da maioria dos peixes que normalmente compramos, de uma forma geral é possível ter uma ideia das reais condições do alimento apenas pela aparência do mesmo. Quando o bacalhau estiver com uma aparência mais avermelhada e, mesmo assim, apresentar pontos pretos, isso pode indicar bolor.

Uma outra dica muito importante no momento da compra do peixe é observar as bordas do bacalhau, que precisam estar sempre em uma tonalidades mais clara. Somente as espécies mais baratas acabam tendo as partes mais escuras ao redor do corpo. O rabo do peixe também pode ser um bom indício, sendo que um bacalhau saudável geralmente tem o rabo ligeiramente curvado e para dentro.

Receitas simples de bacalhau

Bacalhau ao forno com alho e alecrim

Ingredientes:

  • 2 cebolas grandes em rodelas
  • 1 kg de lombo ou postas de bacalhau dessalgado
  • 500 gramas de batatas cortadas em cubos e cozidas ao dente em água e sal
  • 2 cabeças de alho debulhadas e levemente esmagadas
  • 3 folhas de louro
  • 3 ramos de alecrim
  • 250 ml de azeite
  • Sal a gosto

Como fazer:
Comece forrando a assadeira com as rodelas de cebola, coloque o bacalhau por cima, junto com as batatas cozidas, o alho, o louro e os ramos de alecrim. Coloque bastante azeite de oliva por cima e asse em forno médio por cerca de 25 minutos.

Bacalhau gratinado

Ingredientes:

  •     500 gramas de bacalhau cozido e desfiado
  •     1 cebola
  •     2 dentes de alho
  •     1 kg de batata
  •     300 ml de leite integral
  •     2 latas de creme de leite sem soro
  •     1 pote de requeijão
  •     100 gramas de queijo parmesão ralado
  •     1 pitada de noz moscada em pó
  •     Sal e pimenta do reino a gosto
  •     Azeite para untar o refratário

Como fazer:
Comece refogando a cebola e o alho no azeite. Cozinhe as batatas até que fiquem al dente. Processe no liquidificador o leite, o creme de leite e o requeijão e depois tempere com 1 colher de chá de sal, a noz moscada e pimenta do reino a gosto. Unte uma forma com azeite, coloque uma camada do creme, uma camada de batata e uma camada de bacalhau, finalizando com o resto do creme e mais queijo parmesão. Leve ao forno por cerca de 30 minutos.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: