Topo

Fofoca: Saiba como fugir e confira dicas para identificar um fofoqueiro

Confira forma de se proteger deste tipo de informação que circula entre todos os ambientes.
Publicidade
Comente

A fofoca é algo do ser humano, e isso ninguém pode negar. Mesmo que existe um grande movimento que recrimina a prática de falar de outras pessoas, o fato é que isso realmente acabou se tornando parte do processo de evolução da comunicação entre as pessoas e da própria humanidade.

Fofoca: Saiba como fugir e confira dicas para identificar um fofoqueiro

Fazer fofoca é entendido por quem estuda sobre o tema como um hábito social que está arraigado em praticamente todas as culturas e de todas as sociedades que existem, que já existiram e que vão existir. E isso acaba surgindo diante do fato de que somos todos seres curiosos por natureza, o que faz com que nos termos curiosos e interessados em relação a vida alheia, por mais que muitos neguem.

Poderia até mesmo ser considerado como um hábito saudável o ato de saber informações sobre a vida de outras pessoas, se a fofoca não viesse carregada, na maioria dos casos, de outras ações que a acompanham. Geralmente o ato de passar essas informações ou de receber as mesmas está atrelada a comportamentos como a mentira ou invenção, quando as pessoas contam coisas que de fato não possuem respaldo na realidade, ou ainda do julgamento, quando o comportamento dos outros acaba sendo definido como certo ou errado, mesmo que isso não caiba ao julgador.

Publicidade

Este cenário acaba tornando o fofoqueiro, em muitos casos, uma pessoa perigosa e que pode acabar causando estragos na vida de outras pessoas, especialmente nos pequenos ambientes de interação que a humanidade cria com as pessoas mais próximas, cujas consequências se tornam mais relevantes, como a família ou o ambiente de trabalho.

Para tentar fugir das fofocas, é preciso se proteger dos boatos e também conseguir identificar, de forma antecipada, aquelas pessoas que possuem potencial para fofocar:

Dicas para fugir das fofocas

Não participe delas

Ao participar das fofocas, as pessoas, na maioria dos casos, acabam convivendo com outras pessoas que também estão interessadas em buscar informações sobre os mais próximos. Portanto, além de promover uma prática indesejada, essas pessoas também acabam se tornando mais suscetíveis a sofrer com a fofoca que pode ser feita até mesmo por outras pessoas do mesmo grupo.

Seja discreto

Publicidade

As pessoas que conseguem ter um comportamento mais discreto, ou seja, aquelas que não chamam a atenção para as suas atitudes do dia a dia, tendem a ser alvos menos procurados pelos fofoqueiros. Mas cuidado para não se tornar tão discreto ao ponto de ter a sua imagem apagada no grupo, o que pode trazer problemas, especialmente no ambiente de trabalho.

Mantenha a calma

Pesquisas mostram que um dos principais motivadores da fofoca é justamente causar algum tipo de impacto e chamar a atenção de quem está sendo o alvo da mesma. Portanto, caso a pessoa já saiba que seu nome está envolvido nas fofocas, a melhor solução é manter a calma e resolver a situação conversando com as pessoas corretas, sem causar muito alarde.

Mantenha informações pessoais privadas

É difícil manter informações pessoais e a rotina privada escondida em tempos de redes sociais, mas isso é preciso para quem deseja ver o seu nome longe das fofocas. Controlar para quem as coisas são contadas e postar menos na internet ajuda a se tornar menos exposto.

Dicas para identificar um fofoqueiro

Eles falam mal dos outros

As pessoas que costumam movimentar as fofocas de uma forma mais frequente são aquelas que não conseguem esconder a sua ânsia pelo julgamento e, na maioria dos casos, falam sempre mal dos outros pelas costas.

Eles causam conflitos

Os fofoqueiros geralmente utilizam essas informações para causar impacto na vida dos outros, e os conflitos normalmente cumprem este papel. Eles geralmente acabam gerando o conflito de outras formas, como brigando ou discutindo de uma forma frequente com os outros.

Eles se utilizam das vantagens criadas

Muitos fofoqueiros utilizam essa habilidade como uma arma para conquistar os seus objetivos, que podem ser os mais variados. E essas pessoas geralmente são aquelas que não enxergam qualquer problema em se aproveitar de uma determinada vantagem para conseguir algo que elas queiram, nem que isso acabe prejudicando outras pessoas.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: