Topo

Saiba como deixar o seu PC com Windows 10 mais rápido com essas dicas

Versão do sistema operacional ainda é a mais comum entre as máquinas.
Publicidade
Comente

Para quem ainda possui um computador com a versão do sistema operacional Windows 10, que ainda é considerada como uma das mais comuns diante da grande presença de computadores mais antigos, é comum que eles sintam que sua máquina está muito lenta. E realmente isso vai acontecendo, já que essa versão acaba não conseguindo mais acompanhar a evolução dos softwares de uma forma geral.

Saiba como deixar o seu PC com Windows 10 mais rápido com essas dicas

Existe também a questão do gerenciamento dos recursos que são oferecidos pelo hardware. Uma das principais tarefas de um sistema operacional é justamente conseguir obter toda a capacidade da máquina e direcionar ela, de uma forma mais efetiva, para que ela consiga realizar as atividades do dia a dia.

Mas, na medida em que o computador e o sistema operacional vai ficando mais antigo, eles podem acabar se tornando mais deficientes em conseguir distribuir a capacidade de memória RAM, por exemplo, ou de conseguir acessar os potenciais de uma placa de vídeo. Por isso, eles vão ficando mais lento.

Publicidade

Mas para quem quer tentar deixar a sua máquina um pouco mais rápida, mesmo ainda utilizando o Windows 10, confira essas dicas:

Limite os processos de abertura

Antes de mais nada, é importante verificar o que está sendo inicializado junto com o sistema operacional. Muitas vezes uma série de softwares acabam sendo inicializados junto com o Windows e acabam ficando em 2º plano, sendo que as pessoas nem acabam utilizando os seus recursos. Para acessar o gerenciador de tarefas, basta apertas as teclas CTRL + SHIFT + ESC. Ou com o botão direito do mouse na barra de tarefas e no botão Gerenciador de tarefas. Elimine tudo que achar desnecessário do momento de inicialização.

Desative a indexação de busca

Este é um sistema criado dentro do Windows que acaba tendo como principal objetivo varrer todos os arquivos, aplicativos e coisas que costuma utilizar para facilitar a busca, quando forem invocados. Nas versões mais recentes do Windows ele acabou se tornando mais eficiente, consumindo menos recurso dos computadores. Mas, no Windows 10, ele pode acabar consumindo uma grande quantidade de recursos da máquina, deixando o PC lento. Para remover, vamos aos passos. Abra o menu iniciar e digite index. Vai aparecer: Opções de indexação. Clique nela, vá no botão Modificar e remova todos os itens selecionados.

Desabilite os efeitos visuais

Publicidade

Outra opção que pode acabar fazendo bastante diferença no desempenho do computador é a coleção de efeitos visuais, que no Windows 10 acabam sendo mais discretas, mas ainda existem e consome uma boa quantidade de recursos das máquinas mais modestas. Para isso, abra o menu iniciar e digite performance. Escolha a opção: Ajustar a aparência e performance do Windows. Em Opções de Desempenho, seleciona a opção Ajustar para obter um melhor desempenho.

Limpe o HD

Mesmo que o HD do computador seja um componente que tenha como principal objetivo apenas armazenar as informações que os usuários precisam acessar, tanto relacionado aos arquivos que ele mesmo cria como também a dos programas utilizados, quando ele fica muito cheio pode acabar provocando determinadas lentidões, especialmente na medida em que o sistema precisa percorrer mais arquivos até achar o que os usuários estão precisando naquele momento. Por isso, de tempos em tempos, é preciso fazer uma limpeza no HD, se librando de tudo o que não está mais sendo utilizado.

Apague os arquivos temporários

Estes são arquivos que também vão sendo criados na medida em que os usuários utilizam a máquina e que nem sempre acabam tendo utilidade futura. Para acessar rapidamente a pasta onde eles ficam armazenados, basta abrir o Executar do Windows e digitar “%temp%”. Tudo o que estiver nesta pasta pode ser eliminado sem que a pessoa tenha qualquer medo.

Corrija erros na unidade C

Com o passar do tempo, na medida em que as pessoas vão utilizando o seu computador, podem ir sendo acumuladas algumas anomalias na forma como os dados estão organizados na unidade de armazenamento, criando espaços em branco que atrapalham no momento em que o sistema precisa acessar estes dados. Por isso, de tempos em tempos é recomendado fazer uma operação de correção, que pode ser encontrada dentro de Propriedades > Ferramentas, disco C. Os usuários encontram uma opção de verificação e depois já podem iniciar o procedimento de correção.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: