O Falso Bolinho de Bacalhau é uma opção mais econômica e prática para quem deseja consumir esta iguaria tradicional da culinária portuguesa. A receita é fácil de fazer e utiliza ingredientes acessíveis. O bolinho em si tem uma textura macia e sabor suave, que se intensifica com o molho de pimenta. Uma adaptação interessante para quem busca novas experiências gastronômicas.
Ingredientes
1 kg de batatas médias
1 xícara (chá) de sardinha em conserva com o óleo (somente a parte comestível)
1/2 maço médio de coentro
1 ovo
1 xícara (chá) de farinha de rosca para empanar
sal e pimenta-do-reino moída grosseiramente a gosto
óleo para fritar
Modo de Preparo
Lave as batatas, descasque-as, parta ao meio e coloque em uma panela com 1,5 litro de água. Leve ao fogo e cozinhe por 45 minutos, ou até as batatas ficarem macias.
Retire do fogo, escorra a água e passe-as, ainda quentes, por um espremedor com a sardinha com o óleo, aparando numa tigela. Reserve.
Lave o coentro, seque-o com toalha de papel, separe somente as folhas e pique-as finamente. Acrescente na tigela com as batatas o coentro, o sal e a pimenta-do-reino. Mexa com uma colher (se preferir, amasse com as mãos) até obter uma massa homogênea.
Modele com as mãos 20 bolinhos de forma cilíndrica. Reserve.
Bata o ovo num prato fundo e em outro prato coloque a farinha de rosca. Passe os bolinhos no ovo e empane-os na farinha de rosca.
Aqueça muito bem o óleo numa frigideira grande e funda e, aos poucos, frite os bolinhos até dourar de maneira uniforme. Retire-os com uma escumadeira e coloque-os sobre toalha de papel para retirar o excesso de gordura.
Sirva os bolinhos quentes acompanhados de molho de pimenta.
Dicas:
No lugar da sardinha pode ser usado atum em conserva ou sobras de peixe assado.
Pronto! Agora, basta saborear esta delícia receita de Falso Bolinho de Bacalhau.
Nota: Caso alguma receita cadastrada em nosso site seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, por favor entrar em contato pelo link no rodapé do site.
Comentários (0) Postar um Comentário