Capítulo de 02/05/2011 da novela Dona Bárbara.
No coração da Amazônia as mercadorias chegam aos ribeirinhos através dos barcos que enfrentam longas jornadas. Num deles, o capitão e seus marujos se encarregam de preparar novos negócios com um homem conhecido pelo apelido de Sapo. Ele e seu bando estão embrenhados na floresta e passam a admirar a jovem e bela filha do capitão. A moça é Bárbara e sua protetora é uma velha índia chamada Eustáquia. A velha pede para que Bárbara não fique fora do barco porque a região onde se encontram é infestada por homens maus e bêbados. A moça vive a ilusão da juventude e de sua primeira paixão, o jovem Asdrúbal, que a presenteia com uma goiaba e lhe diz que comprará alguma coisa mais significativa tão logo receba o salário do seu pai.
Tudo parece correr com tranquilidade até que o Sapo e seus homens decidem provocar Asdrúbal porque é o único que tem uma mulher naquela imensidão. Asdrúbal percebe que a intenção dos homens é se apoderar de sua noiva e grita para ela correr. Sapo lhe dá um tiro mortal e a jovem Bárbara se embrenha pela floresta numa fuga desesperada. Os homens, que já haviam matado seu pai a perseguem e a violentam, um a um. Mais tarde, a velha Eustáquia a encontra e a leva para sua tribo de origem para ser devidamente tratada.
Longe dali, na Fazenda Altamira, vive a jovem Cecilia que diz a seu pai que está apaixonada por Lourenço Barquero. O pai da jovem, José Luzardo diz que jamais permitirá um romance entre eles porque suas famílias são inimigas. O seu filho mais velho, Félix o reprova pela decisão e José diz que dois de seus irmãos foram mortos pelas mãos dos Barqueros. Felix se irrita e desafia o próprio pai e depois de uma briga ele vai embora prometendo jamais por os pés em Altamira. Inconformado pela atitude do filho, José vai à sua procura no povoado e depois de uma discussão acaba atirando no próprio filho. Ele regressa para casa com o corpo e diz para a mulher Assunção que não teve outra escolha. Em seguida, se recolhe em seu escritório e se suicida.
O filho menor,Santos Luzardo, presencia tudo e Assunção diante da desgraça, decide ir embora.
Na tribo de Eustáquia, Bárbara já está bem recuperada e começa a provocar os instintos dos jovens índios, obrigando o cacique a pedir que Eustáquia vá embora e leve a moça antes que aconteça algo de ruim.
A partir dai Eustáquia e a jovem Bárbara começam a navegar pelo rio para vender mercadorias, entre as quais, a bebida preferida dos homens da região, o Rum.
Numa dessas paradas ela conhece o jovem Lourenço Barquero, que lhe compra todo o estoque da bebida e a convida para ir até sua fazenda. Encantado com a beleza de Bárbara ele se deixa levar por sua sensualidade e se entrega de corpo e alma. Era tudo o que Bárbara queria: um homem rico para poder se apoderar de suas terras e de suas manadas. Começa assim a via crucis de Lourenço.
Assunção vai para a cidade grande com o intuito de que Santos estude e possa se tornar um homem digno.
Na fazenda Barquero o clima esquenta entre Bárbara e Lourenço e ela lhe diz que só ficou com ele porque recordou do seu grande amor, Asdrúbal. Lourenço começa a beber cada vez mais e sua desgraça maior culmina com o nascimento de sua filha, Maricela, a qual Bárbara rejeita desde o instante do nascimento. Diante disso, ela consegue se apossar da fazenda, levando Lourenço e a filha a ir viver num casebre no meio do atoleiro. A fazenda muda de nome e passa a ser conhecida como "Medo". Logo, em toda a região, o nome de Bárbara para a ser temido em função das suas atitudes e a de seus fiéis capangas. Longe dali, Santos termina seu doutorado e começa a pensar na nova fase de sua vida, dizendo para Cecilia que agora poderá ir para Paris assim que vender a fazenda Altamira. Luisana, sua noiva fica toda radiante e esperançosa de que as coisas aconteçam rapidamente. Santos viaja com destino à fazenda e a noticia de seu retorno começa a incomodar muita gente, entre as quais, o capataz Balbino Paiva, que ajuda Bárbara a roubar terras e gado e a própria Bárbara, que de imediato ordena a seus capangas que, assim que o "doutor" chegar, que o joguem no rio para que os jacarés se divirtam.
Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.
Entrar com facebook Criar uma conta gratuita
Comentários (0) Postar um Comentário